Metodologia
Metodologia
O presente estudo foi realizado com dados secundários das bases públicas governamentais dos sistemas de monitoramento do desenvolvimento social, econômico e ambiental disponíveis para os 62 municípios do Estado do Amazonas.
Com base na adaptação realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2018), que adequou as metas da Agenda 2030 à realidade brasileira, foram construídos, até o momento, 42 indicadores.
Cada indicador possui sua metodologia própria, determinada pela ONU e adaptada pelo IPEA à realidade brasileira (IPEA, 2018; ONU, 2015a).
Para a análise da comparabilidade do desempenho das políticas de desenvolvimento sustentável entre os 62 municípios amazonenses e das variações entre todos os indicadores que forem construídos pelo presente estudo, foi realizada uma padronização, já que existem valores em unidades distintas, como os números percentuais e as quantidades absolutas, por exemplo. São sempre considerados os indicadores referentes ao último ano de cada série histórica.
Para tanto, após a coleta dos dados e a confecção dos indicadores, foi necessário proceder à transformação desses valores para uma métrica que compreenda uma escala entre 0 e 100, onde 100 é o atingimento da meta. Isso foi realizado mediante conversão linear das variáveis em um número pertencente ao intervalo compreendido entre 0 e 100, mediante a utilização da seguinte fórmula de redimensionamento (SCHMIDT-TRAUB et al., 2017):
Em que x = valor dos dados brutos; max/min = melhor e o pior desempenho, respectivamente; e x'= valor normalizado após o redimensionamento.
Referências
IPEA. Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. p. 546, 2018.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. a/Res/70/1, p. 1–49, 2015a.
SCHMIDT-TRAUB, G. et al. National baselines for the Sustainable Development Goals assessed in the SDG Index and Dashboards. Nature Geoscience, v. 10, n. 8, p. 547–555, 2017.